postado em 15/06/2011 13:54
Atenas - O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, ofereceu esta quarta-feira à oposição conservadora fazer parte do governo para ajudar o país a sair da crise econômica na qual está mergulhado, noticiou a televisão estatal NET.Papandreou teria sondado o líder da oposição, Antonis Samaras, sobre a possibilidade de o poder ser partilhado com o fim de garantir seu apoio no novo e controverso programa de reformas que o país deve adotar para evitar a quebra.
[SAIBAMAIS]Nenhuma fonte próxima ao governo pôde confirmar a oferta, mas espera-se que Papandreou pronuncie um discurso pela televisão nas próximas horas.
Segundo a NET, o partido conservador pedirá a demissão de Papandreou. O governo socialista tenta com que o Parlamento aprove um novo pacote de medidas de austeridade no valor de 28 bilhões de euros (40 bilhões de dólares), como reivindicam os credores da Grécia para conceder novas ajudas.
A oposição grega é contrária a este plano. Milhares de pessoas protestaram, esta quarta-feira, nos arredores do Parlamento contra o programa de reformas e uma greve geral afeta os principais serviços do país.