Economia

Wall Street cai, afetada por más notícias em Grécia e EUA

Agência France-Presse
postado em 15/06/2011 19:07
NOVA YORK - A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta quarta-feira, afetada pela crise grega e por indicadores econômicos sombrios vindos dos Estados Unidos. O Dow Jones perdeu 1,48% e o Nasdaq, 1,76%.

Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average perdeu 178,44 pontos, a 11.897,27 pontos, e a bolsa eletrônica Nasdaq caiu 47,26 pontos, a 2.631,46 pontos.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 caiu 1,74% (22,45 pontos), a 1.265,42 pontos.

Como esse panorama - desaceleração econômica, crise na zona do euro e debates sobre orçamento nos Estados Unidos - "é muito difícil imaginar que um investidor tome uma posição agressiva", afirmou Gregori Volokhin, da Meeschaert Capital Markets. Na zona do euro, a questão da dívida voltou ao primeiro plano.

Na noite de terça-feira, os dirigentes europeus não conseguiram um acordo sobre as condições de uma nova ajuda financeira à Grécia, envolvida em uma crise política e social.

Na noite de quarta-feira, depois de imponentes manifestações contra seu projeto de orçamento de austeridade, o primeiro-ministro grego, George Papandreu, anunciou que na quinta-feira reorganizará seu gabinete e solicitará um voto de confiança ao Parlamento.

Nos Estados Unidos, o dia foi marcado por indicadores pouco alentadores. A atividade industrial na região de Nova York, medida pelo índice Empire State, caiu fortemente em maio, quando os analistas esperavam uma alta. No país, a produção industrial subiu levemente (%2b0,1%), mas menos que o esperado.

Em relação à inflação, o índice de preços ao consumidor subiu mais que o previsto em maio, chegando a 3,6% em cifras anualizadas, seu nível mais alto desde outubro de 2008.

O mercado de títulos subiu. O rendimento dos papéis do Tesouro de 10 anos caiu para 2,973% contra 3,099% na noite de terça-feira, e os títulos de 30 anos para 4,199% contra 4,301%. O rendimento dos títulos evolui no sentido oposto a seus preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação