Economia

Índices de Wall Street fecham em sentidos opostos

Agência France-Presse
postado em 17/06/2011 19:29
NOVA YORK - Os principais índices da Bolsa de Nova York voltaram a fechar em direções opostas nesta sexta-feira, com investidores cautelosos mesmo após as garantias dadas por Alemanha e França sobre a ajuda à Grécia: o Dow Jones obteve alta de 0,36% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, perdeu 0,28%. De acordo com cifras definitivas de fechamento, o Dow Jones Industrial Average subiu 42,84 pontos, cotado a 12.004,36, enquanto que o Nasdaq recuou 7,22 pontos, para 2.616,48.

Já o índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu 0,30% (3,86 pontos), cotado a 1.271,50. "Há uma certa agitação em relação aos problemas na Grécia", disse Own Fitzpatrick, do Deutsche Bank.

Segundo Fitzpatrick, o mercado está muito inquieto pela situação, devido às repercussões que a crise grega ainda podem gerar sobre os mercados financeiros.

O pregão de Nova York começou em alta nesta sexta-feira, orientado pelos mercados europeus e sustentado por declarações positivas da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente francês Nicolas Sarkozy, que concordaram em buscar uma solução rápida para ajudar Atenas através da participação de credores privados, mas de forma voluntária. "É preciso obter o acordo de todos os outros dirigentes europeus", atenuou Firtzpatrick. "A situação é muito complexa, tendo em vista todas as partes envolvidas", completou.

Os ministros europeus de Finanças se reúnem no domingo em Luxemburgo para negociar o conteúdo das condições do novo plano de apoio à Atenas.

Durante a sessão, o Dow Jones reduziu seus ganhos quando a agência classificadora Moody;s anunciou a revisão da nota da dívida da Itália, com possível rebaixamento. Apesar disso, o índice subiu 0,4% na semana, após seis semanas consecutivas em queda.

No mercado obrigatório, cujos rendimetos evoluem em sentido oposto aos preços, o rendimento do bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos aumentou para 2,944% contra 2,909% na noite de quinta-feira. Já os títulos com vencimento para 30 anos subiram para 4,203%, contra 4,157% na véspera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação