postado em 19/06/2011 09:40
Apreparação para conquistar uma vaga no mercado de trabalho começa com a escolha da profissão, a confecção de um bom currículo e uma postura adequada na entrevista. Depois disso, vem a ansiedade sobre a decisão da contratação e a resposta do gestor acerca do desempenho de cada um. Se ela é negativa, o jeito é partir para a próxima e começar tudo de novo, mas se a pessoa recebe o ;sim; para o ingresso na organização, um novo procedimento se inicia. É o momento de pensar em como agir no primeiro dia de trabalho para causar uma boa impressão e mostrar que todas as qualidades apresentadas na seleção eram verdadeiras.De acordo com o autor do livro Fui contratado! E agora?, Gutemberg B. de Macêdo, o primeiro dia de trabalho determina o sucesso (ou o fracasso) de uma carreira. Seja para quem está começando ou para aqueles que estão trocando de emprego, a insegurança e a apreensão ; características dos momentos de transição ; podem ser superadas com algumas táticas simples. ;Antes de entrar em uma nova organização, é necessário fazer o dever de casa e estudá-la em profundidade: conhecer a sua história, a filosofia, a cultura, os valores, os planos estratégicos e outros;, ressalta o também presidente da empresa Gutemberg consultores.
Esses conhecimentos podem ser adquiridos no site da empresa ou com coaches que conheçam o mercado. São essas informações que evitarão erros graves, como ir trabalhar com roupas fora do padrão ou utilizar linguajar inadequado para o momento, como gírias e palavrões. No primeiro dia, não se deve criticar o emprego anterior, dar sugestões para mudar todo o sistema do local, criticar os colegas por aparência ou qualquer outro fator ou começar a contar detalhes da vida pessoal no intuito de fazer amigos. Tudo isso pode desabonar o novo contratado.
O ideal é ser discreto, porém simpático, e ouvir mais do que falar: perguntar o necessário e se inteirar sobre quais serão as atividades a serem concretizadas e o que a organização espera do novo colaborador. ;Perceber a cultura do local é essencial. As mudanças e a imposição do jeito de cada um trabalhar podem acontecer com o tempo. No primeiro dia, é preciso demonstrar proatividade, mas dentro do espaço que o gestor oferecer;, afirma a professora de planejamento estratégico em gestão de pessoas do Iesb, Beatriz Albarello.
Foi com agenda e caneta na mão que Marcelo Lima Ferreira, 33 anos, anotou todas as explicações do primeiro dia de trabalho. Depois de prestar serviços a uma loja por 11 anos, o morador de Vicente Pires resolveu que queria algo novo. Apostou em uma grande empresa varejista de Uberlândia que está vindo para Brasília e voltou a sentir esperança de crescimento. ;Quando ficamos muito tempo em um lugar, a gente acaba pegando alguns vícios. Logo de início pensei em fazer comparações, mas depois abstraí isso e comecei a prestar atenção apenas no treinamento que estava recebendo. Não quis perder nenhum detalhe;, conta.
Marcelo será gerente de uma das lojas da rede em Taguatinga, mas enquanto ela não é inaugurada faz questão de conhecer todos os vendedores, gerentes e aprender com eles. ;Anotei tudo que me passaram: como fazer a contagem de mercadorias, as promoções, a abertura de caixa, como vai funcionar o meu trabalho, o que tenho que fazer. Quando tiver dúvidas, terei minha agenda para consultar e não ficarei perguntando a mesma coisa toda hora;, observa. Em 26 dias de trabalho, ele tem ouvido opiniões, já conhece os vendedores e tem a intenção de aprender a cada dia com eles. ;Tenho experiência e estou me qualificando para crescer dentro da empresa. Para isso, precisarei de uma equipe motivada e que me veja como espelho;, analisa o também estudante de administração.
Iniciativa organizacional
Assim como os novos empregados se preparam para o ingresso no cargo alcançado, as organizações têm programas de treinamento e interação que devem ser levados a sério. Cada um com sua programação, eles significam a oportunidade de começar de forma saudável na equipe e fazer um serviço de excelência nos moldes que o local deseja. Daniela Fernandes de Jesus, 18 anos, está em seu primeiro emprego. O aprendizado que teve nos primeiros momentos foi essencial para o bom desempenho do trabalho que já executa há três meses.
Contratada em uma loja de bijuterias no Pier 21, mesmo antes de fazer a entrevista, Daniela já estava interessada em saber como funcionava o trabalho. Conversou com uma prima que também é vendedora e aproveitou a forma que a empresa escolheu para capacitá-la. ;As vendedoras me ensinaram como fazer. No primeiro dia, fiquei observando como elas vendiam e prestei atenção nas dicas. No segundo, vendi sozinha e fui muito bem. Hoje, já passei do período de experiência e quero aproveitar meu emprego para comprar um carro e começar a pagar uma faculdade;, almeja.
A experiência bem-sucedida de Daniela com as outras colaboradoras é ideal para manter o bom ambiente de trabalho, mas Gutemberg alerta que é preciso tomar cuidado com alguns estilos de funcionários. ;Existe uma figura que os norte-americanos chamam de Madre Mary. É aquela pessoa que não foi a lugar nenhum na organização e, quando um elemento novo chega, procura envenená-lo. Disfarça-se de amigo, mas só quer reclamar. Fuja desse tipo;, adverte o especialista.
Em terreno desconhecido, o ideal é conhecer as pessoas com calma, se oferecer para ajudar e respeitar o espaço do outro. No primeiro dia, o interessante é passar uma boa impressão, cumprimentar todos e observar. Existem aquelas que darão boas-vindas e outras que se sentirão preteridas por não estarem naquele cargo ou porque indicaram um amigo que não foi contratado. Nesses dois últimos casos, apenas um bom trabalho com desenvolvimento de projetos e paciência poderá surtir bons resultados.
Para se destacar diante de condições desfavoráveis, é importante montar um plano de trabalho, mostrar comprometimento e se esforçar para conseguir realizar tarefas em grupo. No caso de cargos de chefia, se não houver aceitação de alguns subordinados, será necessário conversar com os colaboradores para saber quais soluções podem ser tomadas. Para quem ingressará em um cargo para semelhantes, o ideal é ser íntegro e contribuir para o crescimento da empresa, esperando, assim o reconhecimento dos colegas.
Treinador
O coach é o treinador que ajuda o profissional a se adequar ao que é pedido pelo mercado de trabalho. Ele transmite capacidades ou técnicas que desenvolvem os conhecimentos dos clientes para satisfazer a necessidade deles e dos empregadores. Consegue organizar ideias práticas e transformá-las em um plano de ações para concretizar sonhos em ambientes organizacionais.