Economia

Wall Street cai com investidores cautelosos após fala de Bernanke

Agência France-Presse
postado em 22/06/2011 19:38
NOVA YORK - A Bolsa de Nova York terminou em baixa nesta quarta-feira (22/6), com investidores cautelosos em relação à confirmação do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de desaceleração da economia americana. Com isso, o Dow Jones perdeu 0,66% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, recuou 0,67%. Segundo cifras definitivas de fechamento, o Dow Jones Industrial Average caiu 80,34 pontos, cotado a 12.109,67, e o Nasdaq caiu 18,07 pontos, a 2.669,19.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 cedeu 0,65% (8,38) a 1.287,14 pontos. Estáveis durante grande parte da jornada, os índices de Wall Street se orientaram para baixo logo após a coletiva de imprensa do presidente do Fed, Ben Bernanke. "Quando os investidores fazem muitas perguntas significa que a coletiva de imprensa não trouxe medidas concretas", disse à AFP um operador de mercado. "Havia muita especulação sobre o que faria o Fed e nada foi dito. Em consequência, o mercado foi deixado por sua conta e fez uma correção após duas sessões em alta", completou a mesma fonte.

Ao término da reunião de dois dias, o Fed reduziu sua previsão de crescimento, estimada agora entre 2,7% e 2,9% para 2011, contra mais de 3% previsto anteriormente. Já as estimativas do banco central para desemprego e inflação foram revisadas para cima.

A instituição manteve sua taxa de juros próxima de zero - o mesmo nível desde o final de 2008 - para sustentar a recuperação e confirmou o atual programa de injeções de liquidez, que havia sido encerrado ao final de junho. "O Fed não disse nada novo e não fez nenhuma proposta", disse Peter Cardillo, da Avalon Partners. "Foi um evento neutro para a bolsa", completou ele, atribuindo a baixa no final da sessão ao fortalecimento do dólar, o que poderá afetar as exportações do país.

No mercado de títulos, cujo rendimento evolui em sentido oposto aos seus preços, o rendimento do bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos ficou em 2,993%, contra 2,985% na terça-feira. Já os títulos com vencimento para 30 anos ficaram em 4,215%, contra 4,219% na véspera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação