postado em 25/06/2011 08:15
A Burocracia, os vícios trabalhistas e as deficiências de infraestrutura nos portos já foram considerados elementos do pior retrato do Custo Brasil. Os problemas persistem, mas o governo apresenta planejamento estratégico, tocado em conjunto com a iniciativa privada, que prevê investimentos de R$ 40 bilhões até 2025. Para o ministro da Secretaria Especial dos Portos (SEP), Leônidas Cristino, os ajustes na legislação desde os anos 1990 e os projetos para atuais e futuros terminais produziram significativos avanços na logística portuária do país.;Sabemos que ainda há muito o que ser feito na área;, afirma. Na avaliação de Cristino, os serviços podem ser melhorados com uma gestão mais eficiente, inclusive no que diz respeito ao governo. Os ganhos de escala e produtividade obtidos com a incorporação de tecnologias nos últimos anos serão ampliados, na sua avaliação, com investimentos no treinamento de mão de obra. Estão previstas para os próximos meses inaugurações dos primeiros centros formadores dentro do novo conceito de administração portuária, em Fortaleza (CE) e Santos (SP).
[SAIBAMAIS]A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, reconhece avanços na gestão portuária no país, inclusive nas iniciativas lideradas pela SEP. Mas acredita que o governo deveria iniciar uma discussão sobre o marco regulatório do setor, para eliminar conflitos jurídicos e acelerar os investimentos privados. ;Essa seria a forma segura de deixar mais claras as competências dos diversos órgãos envolvidos e as necessidades dos empreendedores;, diz. (SR)