Economia

Brasil apoiará candidatura de Lagarde para comandar FMI

Vera Batista
postado em 28/06/2011 13:13
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou por volta das 13h que o Brasil vai apoiar a candidatura da ministra das Finanças da França, Christine Lagarde para a sucessão no Fundo Monetário Internacional (FMI). Lagarde já havia recebido os apoios de peso da China, da Rússia e dos Estados Unidos.

Em um discurso de aproximadamente 15 minutos, o ministro explicou que a principal motivação para a escolha foi a de que Lagarde se colocou como uma candidata global e não apenas europeia. Mantega destacou que o governo teve pouco tempo para discutir o tema, mas que a decisão, de certa forma, não prejudica os países.

Com a decisão, Mantega reivindica o espaço do Brasil e dos países emergentes, para que tenham maior participação junto ao FMI. O ministro ressaltou que, atualmente, há poucos funcionários brasileiros no FMI e que a reforma deve permitir exatamente esse aumento de participação de nações que antes era relegadas no organismo.

O Conselho de Administração do FMI se reúne nesta terça-feira para escolher seu novo diretor-gerente para assumir o lugar de Dominique Strauss Kahn, que renunciou após envolvimento em um escândalo por acusações de agressão sexual.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação