Economia

Com alívio sobre a Grécia, Wall Street fecha 3ª sessão em alta

Agência France-Presse
postado em 29/06/2011 18:49
NOVA YORK - A Bolsa de Nova York registrou nesta quarta-feira sua terceira sessão consecutiva em alta, com os investidores demonstrando alívio em relação à aprovação, pelo Parlamento grego, das medidas de austeridade fiscal no país: o Dow Jones ganhou 0,60% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, subiu 0,41%.

De acordo com cifras definitivas de fechamento, o Dow Jones Industrial Average subiu 72,73 pontos, a 12.261,42, e o Nasdaq obteve alta de 11,18 pontos, fechando a 2.740,49.

O índice ampliado Standard & Poor`s 500 obteve alta de 0,83% (10,74 pontos), cotado a 1.307,41.

Minutos antes da abertura dos negócios, o Parlamento grego havia aprovado uma série de medidas de austeridade fiscal, que preveem a economia de mais de 28 bilhões de euros, assim como privatizações em torno de 50 bilhões de euros.

"Não acredito que os problemas da Grécia tenham terminado, mas agora o país obterá os empréstimos e poderá pagar suas faturas durante o mês de julho", disse Peter Cardillo, da Avalon Parteners.

A aprovação do plano era uma condição imposta pelos sócios europeus da Grécia e do FMI para a entrega de um novo pacote de ajuda prometido em 2010 e para que fosse colocado em prática um apoio financeiro adicional.

"É claramente um alívio. A situação da Grécia está clareando", disse Clement Decombe, de Meeschaert Capital Markets.

"Os investidores recuperaram a confiança, apesar de ainda haver outros problemas", completou Decombe, citando o debate sobre a dívida dos Estados Unidos e a desaceleração econômica.

Os índices de Nova York foram estimulados também pelo anúncio de uma alta de 8,2% das promessas de compra e venda de moradias em maio nos Estados Unidos, quando o esperado pelos especialistas era a estabilidade do indicador.

No mercado obrigatório, cujos rendimentos evoluem em sentido contrário aos seus preços, o rendimento do bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos aumentou para 3,108%, contra 3,045% na noite de terça-feira. Já os títulos com vencimento para 30 anos subiram para 4,371% contra 4,333% na véspera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação