Economia

Grécia deve receber ajuda, mas verdadeiro resgate ainda está por chegar

Agência France-Presse
postado em 02/07/2011 17:36
BRUXELAS - A zona euro concederá neste sábado uma ajuda financeira que permitirá à Grécia evitar neste momento a falência, à espera do plano de resgate de longo prazo que é objeto de debate e ainda deve ser concluído.

Os ministros das Finanças da zona euro decidirão em uma teleconferência, prevista para começar às 16H00 GMT (13H00 de Brasília), a liberação de um empréstimo de 8,7 bilhões de euros a Atenas, após a aprovação de um novo plano de austeridade pelo Parlamento grego.

Os europeus concederão assim a parte que lhes corresponde da quinta parcela dos 110 bilhões de euros em empréstimos a três anos prometidos em maio de 2010 ao país, dentro de um primeiro plano de resgate.

Atenas, que não consegue cumprir com os gastos reembolso de sua gigantesca dívida de 350 bilhões de euros (150% do PIB), precisa urgentemente do dinheiro para evitar uma suspensão de pagamentos (default) em meados de julho.

A falência do país teria repercussões em outras nações da zona euro, consideradas frágeis, começando por Portugal e Irlanda, que também foram obrigadas a recorrer a ajuda externa, mas qua a princípio poderiam voltar a captar dinheiro nos mercados financeiros em 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação