Economia

Eurozona aprova parcela de empréstimo e definirá ajuda para Grécia

Agência France-Presse
postado em 02/07/2011 18:07
BRUXELAS - Os ministros das Finanças da Eurozona autorizaram neste sábado a liberação da próxima parcela do empréstimo para a Grécia e definirão nas próximas semanas um novo plano de resgate para o país, ameaçado de falência, segundo um comunicado divulgado ao fim de uma teleconferência.

Os créditos fazem parte dos 110 bilhões de euros (quase 160 bilhões de dólares) de empréstimos em três anos prometidos em maio de 2010 à Grecia como parte de um plano de resgate da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). O desbloqueio foi possível depois que o Parlamento grego adotou nesta semana um novo plano de austeridade exigido por seus credores.

"Neste contexto e com base na análise de sustentabilidade da dívida pela Comissão (Europeia) e pelo FMI, os ministros aprovaram o desembolso da quinta parcela do atual empréstimo à Grécia", afirma o comunicado, após mais de duas horas de reunião telefônica.

A quantia será entregue "até 15 de julho, após a aprovação pelo FMI", afirmou. Isto vai permitir a entrega de sua parte da parcela, 3,3 bilhões de euros, nos próximos dias. A parte correspondente a Eurozona é de 8,7 bilhões de euros.

O ministro grego de Finanças considerou que a credibilidade da Grécia está reforçada por esta decisão. "Este acontecimento reforça a credibilidade internacional do país", afirmou Evangélos Vénizélos num comunicado.

Os ministros decidiram anular uma reunião em Bruxelas prevista para o domingo substituindo-a por uma teleconferência porque nada impedia o desbloqueio da nova parcela de crédito, segundo fontes diplomáticas.

No entanto, é preciso mais tempo para negociar as exigências do segundo pacote de ajuda à Grécia, incluindo a participação do setor privado no resgate.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação