Agência France-Presse
postado em 06/07/2011 20:19
NOVA YORK - A Bolsa de Nova York fechou o dia em leve alta nesta quarta-feira (6/7), em um mercado marcado pela cautela devido à espera pela publicação de indicadores de emprego nos Estados Unidos, que serão divulgados até o fim de semana: o Dow Jones subiu 0,45% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, obteve alta de 0,29%.Segundo cifras definitivas, o Dow Jones Industrial Average apresentou alta de 56,15 pontos, cotado a 12.626,02 no fechamento e o Nasdaq subiu 8,25 pontos, negociado a 2.834,02 pontos ao final do pregão. O índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu 0,10% (1,34 ponto), a 1.339,22.
Nos Estados Unidos, o índice ISM (referência para o setor de serviços) caiu em junho para 53,3 pontos, um nível que indica um fraco crescimento. Na China, o banco central subiu nesta quarta-feira sua taxa de juros pela terceira vez este ano, provocando o temor de desaceleração econômica entre os investidores.
Na Europa, a decisão da Moody;s de reduzir a nota de Portugal, relegando sua dívida à categoria especulativa, pesou sobre os mercados europeus e sobre Wall Street, afetando o desempenho das ações dos bancos. "Os setores que têm apresentado as maiores altas são os de alimentação, tabaco e saúde, que são grupos mais defensivos" por serem menos sensíveis às oscilações econômicas e considerados os mais seguros pelos investidores, disse Marc Pado, da Cantor Fitzgerald. "O que vemos são investidores que buscam segurança", disse.
Por outro lado, "os dados de emprego serão publicados na sexta-feira, o que limita as operações. Não há razão para precipitar-se antes de uma notícia tão importante", disse o analista.
As estatísticas mensais de desemprego nos Estados Unidos serão publicadas na sexta-feira antes do fechamento de Wall Street e serão precedidas na quinta-feira pelo estudo do gabinete ADP sobre emprego no setor privado.
No mercado de títulos, cujo rendimento evolui em sentido contrário aos seus preços, o rendimento do bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos retrocedeu a 3,095%, contra 3,136% na noite de terça-feira e os títulos para 30 anos ficaram em 4,354%, contra 4,390% na véspera.