Economia

Uno Sporting convence nos adereços esportivos

postado em 07/07/2011 09:43
O que seria um ponto amarelo no meio de uma massa predominantemente cinza e preta? Pode ser o novo Fiat Uno na versão Sporting, que também é vendida nas cores vermelha, laranja Nemo e outras nem tão chamativas. O hatch compacto realmente chama a atenção no meio das demais versões, já que, além de adesivos, tem rodas de liga leve com desenho diferenciado e um bocadinho a mais para tentar passar uma imagem esportiva. Porém, na prática, somente as suspensões foram alteradas ; o restante do conjunto mecânico é o mesmo das outras versões, e o motor 1.4 é pouco para quem espera um desempenho empolgante.

A fórmula de usar adereços para transformar o visual do modelo, principalmente com apelo esportivo, é antiga. E o pior é que costuma agradar, mesmo que o desempenho do carro seja igual ao das demais versões. O Uno Sporting 1.4 é até simpático, com faróis de máscara negra e detalhes em preto no para-choque dianteiro, como nas molduras dos faróis de neblina. Nas laterais, um adesivo com desenho quadriculado identifica a versão.

Ele é até simpático, com faróis de máscara negra e detalhes em preto no para-choque dianteiro, como nas molduras dos faróis de neblinaNa traseira, lanternas com lentes escurecidas e escapamento com saída dupla e capa cromada. As rodas de liga leve aro 15 polegadas com desenho esportivo e o spoiler preto no alto da tampa do porta-malas completam o conjunto.

No interior, predomina a cor preta, com detalhes em vermelho na costura do volante e dos bancos revestidos em tecido, na barra do puxador das portas dianteiras e nos comandos do ar-condicionado. O painel é feito em plástico duro, mas aparenta boa qualidade, com uma máscara imitando fibra de carbono bem no meio. Os instrumentos com fundo preto têm fácil visualização, com visor digital e computador de bordo. O volante revestido em couro tem boa pegada e conta com regulagem de altura ; mas não tem ajuste de distância. A versão Sporting possui um interessante pacote de itens, porém freios ABS, ar-condicionado e airbag duplo são opcionais. O modelo traz ainda alguns porta-trecos, mas o porta-luvas é pequeno.

Se comparado com a geração anterior do Uno, o novo não tem o interior tão espaçoso assim. É ideal para quatro pessoas. O porta-malas apresenta boa capacidade para a categoria. É fácil o acesso pelas portas traseiras. Na frente, os bancos exibem desenho esportivo, com abas nas laterais e espuma mais firme. O do motorista conta com regulagem de altura, mas falta o providencial ajuste lombar. O encosto do banco traseiro rebate, mas é muito reto e desconfortável. Dispõe de três apoios de cabeça, porém o cinto de segurança central é abdominal. A posição de dirigir e a visibilidade são boas, facilitando as coisas para o motorista. Um pequeno deslize são os comandos dos vidros elétricos no painel. Eles ficariam mais adequados nas portas.

A principal alteração mecânica feita pela Fiat na versão Sporting do Uno foi a recalibragem das suspensões, que foram rebaixadas em 20mm. Com isso, o compacto ficou mais estável em curvas, tornando a dirigibilidade mais prazerosa. Contudo, elas transferem um pouco as irregularidades do solo para dentro, causando certo desconforto. Já motor e câmbio são os mesmos de outras versões, ou seja, jogando por terra qualquer possibilidade de esportividade real. O motor 1.4 flex dá conta do recado no trânsito urbano e na estrada, mas passa longe de ser esportivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação