Agência France-Presse
postado em 11/07/2011 20:33
BRUXELAS - Os ministros da zona do euro estão prontos para ampliar o fundo de resgate que atualmente tem uma capacidade de 440 bilhões de euros, informou o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, nesta segunda-feira.Em declarações após conversa com ministros das finanças das 17 nações da zona do euro, Juncker afirmou que concordaram com medidas incluindo "melhorar a flexibilidade e o escopo do EFSF", o fundo de apoio europeu. As nações da zona do euro, acrescentou, estão "absolutamente comprometidas" em garantir a estabilidade.
Seu comunicado ocorre no encerramento de mais de oito horas de conversas realizadas enquanto a crise da dívida na Europa ameaça Itália e Espanha.
Para ampliar a estabilidade financeira, disse: "ministros estão prontos para adotar mais medidas que podem melhorar a capacidade da região do euro de resistir ao risco de contágio, incluindo melhorar a flexibilidade e o escopo do EFSF, alongando os vencimentos dos empréstimos e diminuindo as taxas de juros, incluindo arranjos colaterais onde for necessário".
Juncker declarou que propostas concretas para impulsionar as medidas serão apresentadas "em breve". Em relação à Grécia, atingida pela crise da dívida, a Europa está analisando um corte nas taxas de juros, com um grupo de trabalho avaliando os detalhes.