Agência France-Presse
postado em 13/07/2011 18:27
NOVA YORK - Os preços do barril de petróleo subiram nesta quarta-feira em Nova York e principalmente em Londres, estimulados por uma nova queda dos estoques de petróleo nos Estados Unidos e pela debilidade da moeda americana.No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em agosto terminou cotado a 98,05 dólares em alta de 62 centavos em relação a terça-feira.
Os preços já haviam subido mais de dois dólares na terça-feira, favorecidos por certa calmaria nos mercados financeiros em relação à crise da dívida europeia.
No IntercontinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento ganhou 1,03 dólar, fechando a 118,78 dólares. "Em baixa na abertura da sessão, o mercado petroleiro se recuperou após a publicação das cifras de reservas nos Estados Unidos", disse Matt Smith, da Summit Energy.
"Os estoques de petróleo caíram, quando o mercado previa um incremento e os estoques de gasolina também baixaram", disse o analista. "A demanda, no entanto, continua fraca", completou.
As reservas de petróleo diminuíram em 3,1 milhões de barris na semana passada. Nas últimas seis semanas, houve perda de 18 milhões de barris, uma queda importante na oferta do mercado americano.
Os estoques de gasolina, por sua vez, retrocederam 800.000 barris. Estas reservas são seguidas de perto em plena temporada de alto consumo, devido ao período de férias no hemisfério norte. O consumo cresceu particularmente no fim de semana referente ao feriado nacional de 4 de julho.
No plano financeiro, os preços foram influenciados pela queda do dólar após a audiência, ante um comitê do Congresso, do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, que deixou a porta aberta a um novo plano de ajuda financeira à economia.