Economia

Com cautela sobre dívida, Wall Street encerra em leve baixa

Agência France-Presse
postado em 20/07/2011 18:45
A Bolsa de Nova York encerrou a quarta-feira (20/7) em leve baixa, numa sessão marcada pela cautela e com investidores à espera de soluções concretas sobre a crise da dívida nos Estados Unidos e na Zona Euro: o Dow Jones perdeu 0,12% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, obteve baixa de 0,43%. Segundo cifras definitivas, o Dow Jones Industrial Average cedeu 15,51 pontos, cotado a 12.571,91, e o Nasdaq recuou 12,29 pontos, a 2.814,23.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 recuou 0,07% (0,89 ponto), a 1.325,84.

O principal índice de Wall Street, que havia registrado na terça-feira seu maior avanço desde início de dezembro, ficou praticamente estável durante o pregão. "Não há tendência", constatou uma fonte de mercado. "Há dados positivos, como os bons resultados das empresas, mas ao mesmo tempo negativos, como o problema europeu e a demora de um acordo entre democratas e republicanos nos Estados Unidos", disse a fonte.

Os operadores posicionados em alta "temem que o mercado caia na ausência de um acordo" e os outros "temem que haja uma aceleração: há muito medo de ambas as partes e estamos um pouco estagnados", disse.

As bolsas de Nova York foram impulsionadas na terça-feira pela esperança de que democratas e republicanos alcançassem um acordo rapidamente para evitar a moratória da dívida americana. Contudo, "as horas passam e não se anuncia um acordo. A inquietude do mercado vem provavelmente dai, porque no que concerne às empresas, os resultados são fantásticos", comentó Gregori Volokhin, de Meeschaert Capital Markets.

Uma nova série de resultados de grandes empresas americanas superou as previsões no segundo trimestre. A fabricante do setor de informática, Apple, teve alta de 2,67%, a 386,90 dólares, após apresentar lucros recordes. Após o fechamento, a American Express também superou as estimativas de mercado, assim como a Intel.

No mercado obrigatório, cujos rendimentos evoluem de maneira oposta aos seus preços, o rendimento do bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos subiu a 2,933%, contra 2,891% na noite de terça-feira. Já os títulos a 30 anos fechou a 4,263%, contra 4,196% na véspera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação