Economia

Plano de ajuda à Grécia não provocará "acontecimento de crédito", diz BCE

Agência France-Presse
postado em 21/07/2011 18:33
O novo plano de resgate à Grécia, com a contribuição de bancos credores, não provocará um "acontecimento de crédito", afirmou nesta quinta-feira (21/7) em Bruxelas o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, mas sem descartar um "não pagamento parcial da dívida" do país.

[SAIBAMAIS]"Não acredito que os especialistas considerem que o que foi decidido hoje vá provocar um acontecimento de crédito", afirmou Trichet numa coletiva de imprensa ao final da reunião da zona do Euro, que definiu o novo pacote de ajuda a Atenas. Um "acontecimento de crédito" ocorre quando um país está numa situação de default que leva à ativação de contratos de seguro contra o risco de quebra do país, chamados de "credit default swap" (CDS).

Este cenário pode provocar um efeito dominó de alto risco no mercado da dívida da zona do euro. Entretanto, Trichet não descartou a possibilidade de que a Grécia seja considerada, pelo menos temporariamente, em não pagamento parcial da dívida sobre suas obrigações de reembolso pelas agências de classificação. "Não quero de nenhuma maneira me antecipar" ao que vai acontecer com a Grécia, declarou Trichet sobre a decisão das agências de classificação.

"Mas de qualquer maneira foi tudo preparado para enfrentar qualquer eventualidade", garantiu, em referência ao fato da zona do euro se comprometer em fornecer ao BCE garantias financeiras para que continue emprestando dinheiro aos bancos gregos, mesmo no caso de um default.

O BCE se opôs durante muito tempo a qualquer solução que leve ao não-pagamento. No entanto, os governos europeus decidiram de outra maneira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação