Agência France-Presse
postado em 22/07/2011 08:49
Atenas - O ministro grego das Finanças disse nesta sexta-feira (22/7) estar aliviado com o plano de resgate anunciado na véspera pela zona do euro para salvar o país da falência."É um grande alívio para a economia grega", comemorou Evangelos Venizelos. "Os bancos gregos estão garantidos e seguros", acrescentou, poucas horas após o anúncio de um pacote de quase 160 bilhões de euros elaborado para salvar o país da bancarrota. "A dívida pública está sob controle, o país está salvo (...), houve uma grande mobilização geral, uma frente europeia forte", considerou Venizelos.
Ele destacou ainda que o plano prevê que os bônus da dívida grega com vencimentos até o ano 2020 serão trocados por novos títulos a 30 anos, "garantidos pelo sistema". "A Grécia se beneficiará de uma grande operação de ;rollover;", afirmou.
No ano passado, a Grécia já havia conseguido um plano de resgate de 110 bilhões de euros procedentes da União Europeia (UE), do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que se mostrou insuficiente para afastar o fantasma da falência.