Economia

Hyundai assina protocolo para construir fábrica de veículos pesados no Rio

postado em 25/07/2011 20:06
Rio de Janeiro - O estado do Rio de Janeiro vai receber uma fábrica de veículos pesados destinados a construção civil. A Hyundai Heavy Industries será erguida no município de Itatiaia, no Vale do Paraíba (RJ). Trata-se da primeira fábrica da companhia fora do continente asiático.

A unidade será instalada em uma área de 550 mil metros quadrados na margem da Rodovia Presidente Dutra e produzirá anualmente cerca de 5 mil máquinas para construção pesada. Um total de 40% da produção será exportada. A previsão é de que a obra seja concluída até o final de 2012.

O protocolo para a contrução da fábrica foi assinado hoje (25), no Palácio Guanabara, entre o governador Sérgio Cabral e um representante da empresa sul-coreana. Também foi anunciada a fusão da empresa sul-coreana com a nacional Brasil Máquinas de Construção (BMC). No empreendimento que contará com a ajuda da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (Codin), serão investidos US$ 150 milhões. A BMC entrará com 55% dos investimentos e a Hyundai com 45%.

De acordo com o presidente mundial da Hyundai Heavy Industries, Jay Song Lee, serão criados 500 empregos diretos com a instalação da fábrica e há a previsão de que mais mil até 2015, quando atingirá a capacidade máxima da operação.

Segundo o presidente da BMC, Felipe Cavalieri, a criação de empregos dependerá da qualidade da mão-de-obra local. Entretanto, ressaltou que irá colaborar na qualificação de profissionais do setor.

;Se os fornecedores brasileiros forem qualificados para atenderem a fábrica, serão gerados menos empregos. Se não forem qualificados, a Hyundai deve incentivar os parceiros coreanos para que se instalem no entorno da fábrica. Agora esse é um trabalho de qualificação de mão-de-obra que tem que ser uma obrigação do empresário para que junto com o governo e a Firjan [Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro], capacitar a população;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação