Economia

Associação de exportadores aprova medidas para conter valorização do real

postado em 28/07/2011 16:22
Rio de Janeiro - As medidas cambiais anunciadas ontem (27) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, são positivas, ;porque é a primeira vez que se adota alguma coisa contra as causas da valorização do real.; A avaliação foi feita quinta-feira (28/7) pelo vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

De acordo com ele, as medidas não vão resolver todos os problemas. ;Temos que entender que o Brasil faz parte do mundo econômico;, disse, referindo-se à expectativa sobre a questão da dívida norte-americana, cuja definição é esperada para a próxima semana. ;Se o problema dos Estados Unidos não for resolvido, infelizmente terá reflexo para o Brasil;.

Apesar disso, Castro considera que as medidas tomadas pelo governo federal estão no caminho certo. ;Elas reduzem significativamente a especulação cambial, que é feita a partir do exterior para o Brasil;. Segundo ele, alguns poucos exportadores que fazem operações de hedge (proteção) podem vir a ser tributados. Mesmo que isso ocorra, acrescentou, o ganho que eles devem ter com a desvalorização do real é muito maior do que a tributação.;Mesmo que haja tributação, a empresa continua ganhando;.

De acordo com o vice-presidente da AEB, as medidas não vão alterar as projeções feitas para a balança comercial brasileira este ano. ;O Brasil exporta 70% de commodities [produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional]. E elas, hoje, não têm problema algum decorrente da taxa de câmbio;. Os preços dessas produtos se mantêm elevados no exterior e o Brasil ;tira proveito da situação;.

O problema, apontou Castro, está nos produtos manufaturados. As medidas cambiais não terão impacto imediato em termos de aumento das exportações, porque esse segmento precisa de um tempo para ;produzir, vender e embarcar.;

Pelas projeções da AEB, as exportações brasileiras devem somar US$ 244,56 bilhões este ano, com aumento de 21,1% em comparação aos US$ 201,91 bilhões registrados em 2010. Três commodities (minério de ferro, soja e petróleo) deverão seguir liderando as exportações do país em 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação