Agência France-Presse
postado em 28/07/2011 18:51
NOVA YORK - Os principais índices da Bolsa de Nova York terminaram em lados opostos nesta quinta-feira influenciados pela ausência de um compromisso sobre a dívida americana: o Dow Jones perdeu 0,51% mas o termômetro da tecnologia, Nasdaq, subiu 0,05%, quase estável. Segundo cifras definitivas, o Dow Jones Industrial Average cedeu 62,44 pontos, a 12.240,11, enquanto que o Nasdaq ganhou 1,46 pontos, fechando a 2.766,25.O índice ampliado Standard & Poor;s 500 retrocedeu 0,32% (ou 4,22 pontos) a 1.300,67. "Mais cedo, parecia que o mercado havia encontrado um respiro devido à esperança da formalização de um acordo", explicou Scott Marcouiller, da Wells Fargo Advisors.
Durante boa parte da sessão, o mercado pareceu poder limitar a hemorragia do índice Dow Jones, que havia perdido mais de 400 pontos em quatro dias. Contudo, os índices se debilitaram durante a segunda parte da sessão, ante a ausência de avanços em Washington. A questão do incremento do limite da dívida e do orçamento continua sendo o centro das preocupações dos investidores.
O Senado americano deve votar na noite desta quinta-feira o plano de redução dos déficits orçamentários pelos republicanos da Câmara baixa, segundo o líder democrata do Senado Harry Reid, quando o Congresso dispõe de somente cinco dias para deixar o risco de uma cessação de pagamentos que poderia ser catastrófica. "O mercado necessita e quer ver mais provas concretas de que se chegará a um acordo", disse Scott Marcouiller.
O avanço do mercado durante a jornada esteve ligado a "que os investidores apostem numa resolução em Washington", observou Gregori Volokhin, da Meeschaert Capital Markets, reconhecendo, no entanto, que o nervosismo dos operadores persistia.
Dois dados estatísticos favoráveis sustentaram a recuperação do mercado. O número de solicitações de seguro-desemprego rompeu a barreira simbólica de 400.000 demandas, caindo para 398.000 demandas na semana passada, e as promessas de venda de moradia aumentaram pelo segundo mês consecutivo em junho.
No mercado obrigatório, cujos rendimentos evoluem em sentido oposto aos seus preços, o rendimento do bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos retrocedeu a 2,951%, contra 2,980% na noite de quarta-feira. Já os títulos com vencimento para 30 anos ficaram em 4,257%, contra 4,279% na véspera.