Agência France-Presse
postado em 28/07/2011 20:00
WASHINGTON - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira entrever "dúvidas" sobre o status do dólar como moeda de reserva mundial caso persista o impasse nas negociações orçamentárias no Congresso americano.O bloqueio em torno do aumento do limite legal da dívida pública americana "provocará provavelmente uma queda do dólar em relação a outras moedas e provavelmente dúvidas entre os detentores de moedas sobre se o dólar é efetivamente a moeda reserva última e de primeira ordem", indicou Lagarde à emissora americana PBS.
"Há realmente muitas preocupações. Está claro que a economia mundial é muito dependente da economia americana, porque é a maior economia mundial", afirmou, segundo trechos da entrevista publicados no site da emissora. "Portanto, o fato de que a economia dominante se encontre em plena incerteza sobre o teto da dívida é muito preocupante", opiniou Lagarde.
Os legisladores americanos continuavam negociando nesta quinta-feira sem chegar a um acordo sobre as medidas orçamentárias que deverão acompanhar a alta do limite da dívida do Estado federal.