Economia

Lagarde pede mais lógica econômica nas discussões sobre a dívida americana

postado em 29/07/2011 16:01
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse esperar que as negociações sobre o Orçamento e a dívida interna dos Estados Unidos tenham menos confronto político e mais lógica econômica. A declaração foi feita em entrevista à rede norte-americana de televisão CNN, da qual foram divulgados alguns trechos.

;Não há uma solução milagrosa. Por vezes, temos a melhor solução, que vem diretamente dos manuais, e ela funciona. Outras vezes, temos de optar pela segunda melhor, a que é praticável e politicamente aceitável;, disse Christine Lagarde na entrevista, que deverá ser transmitida no próximo domingo (31/7).

;Os Estados não devem centrar-se em objetivos estritamente políticos. Tem de ser uma mistura entre pragmatismo político e racionalidade econômica sólida. E hoje, a racionalidade econômica passa por resolver [o impasse sobre] o teto da dívida e garantir que, a médio prazo, os Estados Unidos, como muitos outros países, resolvam as questões de consolidação fiscal que têm de resolver;, disse.

Semanas de negociações no Congresso norte-americano, entre democratas e republicanos, não permitiram até agora um acordo sobre o plano de redução do déficit orçamentário que deve acompanhar o aumento do teto da dívida, atingido em meados de maio.

O Departamento do Tesouro calcula que, se o teto da dívida não for elevado até terça-feira (2/8), os Estados Unidos não terão condições para se financiar nos mercados, entrando assim em não cumprimento da dívida.

Em entrevista dada nesta quinta-feira (28/7) à rede de televisão norte-americana PBS, Christine Lagarde considerou que se isso vier a acontecer vai suscitar ;provavelmente dúvidas às pessoas que conservam divisas sobre se o dólar é efetivamente a moeda de reserva de primeira ordem;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação