Felipe Ramelli - O Norte Online
A montadora chinesa JAC anunciou oficialmente nesta segunda-feira (1/8) a construção da sua fábrica no Brasil. A divulgação foi feita por Sérgio Habib, presidente do grupo SHC e responsável pela importação da marca para o país.
Serão investidos cerca de R$ 900 milhões para erguer a unidade fabril, que será finalizada em 2014 e produzirá em torno de 100 mil veículos por ano. Serão gerados 13.500 empregos, sendo 3,5 mil diretos e 10 mil indiretos. A cidade que abrigará as instalações ainda não foi escolhida, mas Sergio Habib deu algumas pistas sobre a localização. Segundo o presidente do grupo SHC, a fábrica provavelmente será construída em um polo já utilizado pela indústria automotiva, além de contar com uma boa estrutura de lojística e fornecedores locais. No Nordeste, Pernambuco e Bahia surgem como alguns dos favoritos para sediar a fábrica.
O modelo que será produzido em solo brasileiro também ainda não foi definido. "Não será nenhum dos modelos que vendemos hoje", assegurou Habib. Segundo ele, o valor do carro não será superior a R$ 40 mil para atingir o que o presidente chama de "coração" do mercado brasileiro. Além disso, o presidente do grupo SHC garantiu que a marca continuará oferecendo garantia de seis anos e baixo custo de manutenção.
A fábrica da JAC será a segunda chinesa a produzir automóveis no Brasil. Há pouco mais de duas semanas, a Chery realizou o lançamento da pedra fundamental da sua fábrica, que será localizada em Jacareí (SP) e começará as atividades em 2013.