Agência France-Presse
postado em 04/08/2011 07:16
Tóquio - O Banco do Japão anunciou nesta quinta-feira (4/8) o "reforço do dispositivo de flexibilidade monetária" com o aumento da quantidade de compras de títulos de Estado e outros títulos com o objetivo de lutar contra os efeitos negativos da valorização do iene.Poucas horas depois do governo ter anunciado uma intervenção direta no mercado cambial para desvalorizar o iene, o Banco do Japão decidiu ainda manter inalterada a taxa básica de juros, entre 0,0% e 0,1%. As duas decisões foram tomadas por unanimidade dos nove membros do comitê de política monetária.
O Banco do Japão elevará de 10 trilhões de ienes (126,7 bilhões de dólares) a 50 trilhões de ienes (633,5 bilhões de dólares) a quantia total autorizada para a compra de títulos do Tesouro, obrigações de empresas e outros títulos, assim como para empréstimos a taxas preferenciais até o fim de 2012.
O governo japonês quis intervir nesta quinta-feira no mercado cambial do país num esforço para conter a alta do iene. A decisão foi tomada após a moeda japonesa registrar o maior nível desde a Segunda Guerra Mundial. O ministro das Finanças, Yoshihiko Noda, disse que a venda da moeda nacional deveria conter movimentos especulativos que teriam sido responsáveis pela excessiva elevação da moeda. "Caso esse movimento continue, pode haver um impacto negativo na economia japonesa e na estabilidade, num momento em que o país se esforça para se reconstruir do desastre pelo qual passou", disse o ministro a repórteres. "Agora nós vamos acompanhar o mercado bem de perto", completou.
No início da sessão de quinta-feira, um dólar equivalia a 78.42 ienes, contra 76.99 no fechamento do dia anterior.