Economia

Depois de 15 anos de mercado, Palio ganha outra geração em outubro

postado em 04/08/2011 09:05
; Marlos Ney Vidal

Os consumidores mais desatentos certamente vão perguntar: o Palio vai mudar de novo? Vai, mas desta vez para melhor. A Fiat só aproveitou o nome, o resto é novidade. Diferentemente do que se repetiu desde o seu lançamento, em 1996, a marca não irá maquiar a carroceria em cima da antiga plataforma. A engenharia começou do zero e desenvolveu outro carro a partir de uma nova arquitetura, que estreou no novo Uno.

O novo Palio já está em produção em Betim e foram fabricadas aproximadamente 300 unidades. Os modelos flagrados tinham os chassis 246, 255 e 258. Internamente, o nome Palio ainda está proibido de ser dito e o modelo da Fiat é chamado pelo código do projeto (326).

Por parte de engenharia, o compacto está pronto ; não há mais nenhum teste a ser realizado. Agora, o carro está nas mãos do marketing, para definir as estratégias de lançamento. Como é de praxe, para marcar a chegada de um novo modelo, o Palio contará com novas opções de cores. Duas são as dos flagras: vermelho opulence e azul cosmo. De acordo com apuração da reportagem, o vermelho está mais cotado para ser o carro-chefe do lançamento. O modelo será apresentado em setembro e as vendas começam em outubro.

Cerca de 300 unidades foram fabricadas em Betim: os testes de engenharia já acabaram
Para criar o novo Palio, os designers da Fiat se inspiraram claramente no Punto. Até os faróis serão parecidos. Assim como no Uno, o novo Palio não terá grade entre os faróis, mas apenas um grande vinco com o símbolo do fabricante no meio. A entrada de ar será feita pela enorme abertura que ficará entre os faróis de neblina.

Nas laterais, as maçanetas serão as do modelo atual, sendo posicionadas no meio das portas com um grande vinco que se estende por toda a lateral. A linha de cintura será alta como no Punto. Na traseira, as lanternas estão na coluna C, começando finas na parte de cima e em formato redondo na inferior. O formato da peça lembra as do Volvo C30.

Como o Palio será mais sofisticado que o Uno, os bancos não terão apoios de cabeça fixos. Nas versões de entrada, o revestimento interno será na cor cinza. Já nas superiores, a Fiat inovou e colocará revestimento bege, que geralmente é usado em carros de categoria superior. O painel do modelo terá saídas de ar no formato circular. O quadro de instrumentos lembra o do Punto, com quatro marcadores analógicos, sendo que primeiro está o velocímetro do lado esquerdo, no centro tem o marcador de combustível e o de temperatura e, por fim, no lado direito fica o conta-giros. O quadro de instrumentos será na cor preta com aros cromados e os ponteiros vermelhos.

Os forros das portas também lembram os do Punto, mas têm desenho próprio, com puxadores e porta-trecos na cor cinza. A coluna de direção será bicolor. O painel todo será em duas tonalidades, com a parte de cima na cor preta e a debaixo cinza ou bege, dependendo da versão.

Motorizações
O novo Palio contará com as versões Attractive 1.0, 1.4, 1.4 Dualogic, Essence 1.6 e 1.6 Dualogic e Sporting 1.6 e 1.6 Dualogic. Os motores serão os 1.0, 1.4 Fire EVO e o 1.6 16V E.torQ.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação