Economia

G 55 AMG tem mais de 30 anos no mercado, mas mantém sofisticação da marca

Enviado Especial
postado em 04/08/2011 09:07
Campinas ; Que tal jogar em um lamaçal ou lançar do alto de um barranco US$ 295 mil? Parece atitude de louco mas, é exatamente isso que a Mercedes-Benz propõe com o G 55 AMG. Em um circuito off-road, montado na fábrica da montadora em Campinas, foi possível utilizar o veículo em todos os tipos de terreno e ; apesar de ter mais de 30 anos de mercado ; o jipão da classe G mostrou que, com os atributos certos, o luxo e a poeira podem conviver na mais perfeita harmonia. Para começar, o motor do G 55 tem propulsor V8 de 5,5l e 507cv de potência ; quase o mesmo apresentado pelo concorrente direto, a Range Rover, da Land Rover, que conta com um V8 5.0l de 510cv na versão Vogue. Na pista foi possível perceber para que tanta força. Os aclives, os declives e as angulações laterais da estrada estavam próximos aos limites do veículo. O grau de inclinação de algumas curvas, por exemplo, chegava a 53;, quando o máximo suportado pelo G 55 AMG é de 54;.

Com os atributos certos, o luxo e a poeira podem conviver na mais perfeita harmoniaSem pestanejar, o classe G enfrentou os desafios, passando a sensação de que aquilo era fichinha diante da robustez do carro. O mesmo ocorreu com o atoleiro preparado para testar os sistemas de tração e de bloqueio de diferencial, que podem ser ativados em três etapas, garantindo força na roda com atrito. Quando se depara com um aclive, a ordem do instrutor, que acompanhava o teste no banco do carona, é de manter o giro a 1,5 mil rpm e testemunhar a subida suave, graças aos 70kgfm de torque. Quem auxilia também é o Hill Start Assist, no qual o veículo detecta se está em uma subida e mantém acionada a pressão sobre os freios durante dois segundos, ganhando tempo na troca de pedais.

Para a descida, a ordem é soltar o pé do freio e do acelerador e deixar rolar. A sensação é de que o carro vai dar de cara com o chão. Mas, tudo bem: o sistema de controle de descida entra em ação e garante a chegada com tranquilidade. Ao passar por um obstáculo cheio de buracos ; conhecido como caixa de ovos ; é fácil perceber como a suspensão macia faz a diferença tanto para os passageiros quanto para o motorista. Apesar de serem erosões profundas, o G 55 AMG parece passar por simples estradas malfeitas.

Em circuitos on-road, o carro também não decepciona e é preciso tomar muito cuidado para não passar dos limites de velocidade das vias. O integrante da Classe G vai de zero a 100km/h em apenas 5,5 segundos e é limitado eletronicamente quando chega a 210km/h. A segurança dos passageiros é feita por oito airbags espalhados pelo interior.

Desde o lançamento, há 30 anos, o G 55 AMG sofreu poucas alterações no visual, mas ganhou muito mais luxo. O design retrô permanece no veículo e dá um toque de exclusividade. O exterior conserva o jeito quadradão característico do modelo desde a fabricação e que remete ao antigo Toyota Bandeirante. As rodas de liga leve de 19 polegadas e as quatro saídas cromadas do sistema de escape chamam bastante a atenção.

No interior, teto e bancos ; que têm assentos climatizados ; são revestidos em couro. O G55 é equipado ainda com disqueteria para até seis DVDs e traz interface para Bluetooth com sistema de comando de voz Linguatronic, e auxilia a fazer ligações por voz e a trocar as estações de rádio sem tirar as mãos do volante.

Carro de nicho
O que Fausto Silva, Angélica, Hilary Duff e Ashley Olsen têm em comum? Eles são proprietários de um G 55 AMG. Por conta do alto valor do veículo, no ano passado a montadora alemã vendeu apenas nove unidades no Brasil. Para este ano, a meta são 20 carros. Geralmente, não há modelos de pronta entrega e o pedido deve ser feito em uma das concessionárias. De acordo com o fabricante, há modelos do G 55 AMG que podem chegar a US$ 400 mil, dependendo das configurações escolhidas pelo cliente.

O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz

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