Economia

Europeus intensificam articulações em busca de soluções para a crise

postado em 05/08/2011 11:18
A busca por alternativas para conter a crise da dívida europeia levou nesta sexta-feira (5/8) líderes políticos da Espanha, da França, da Alemanha e de Portugal a intensificar as negociações. O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, suspendeu suas férias e anunciou reuniões com a equipe de governo.

As articulações aumentaram após as autoridades chinesas e japonesas apelarem por uma cooperação global em decorrência das quedas das principais bolsas de valores no mundo. As conversas se intensificaram no momento em que os principais mercados financeiros europeus voltaram a abrir em queda hoje.

A queda das bolsas de valores na Europa seguiram a tendência do que ocorre hoje nas bolsas asiáticas e ontem (4) nos Estados Unidos. No início do pregão hoje, os principais índices das bolsas de Londres (Grã-Bretanha) e Frankfurt (Alemanha) registraram perdas de cerca de 3%, enquanto na França a queda chegou a quase 2%.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e Zapatero conversaram sobre o assunto por telefone. A solução para a crise financeira da zona euro tem de ser global, segundo o comissário europeu dos Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn. ;A crise atual tem uma dimensão e ramificações globais com os potenciais riscos de contaminação para além das fronteiras europeias;, disse Rehn, defendendo como sendo de suma ;importância crítica; a articulação entre as instituições europeias e as demais internacionais.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e a BBC Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação