Economia

Trabalhadores de mina de cobre chilena anunciam fim de greve

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 13:53
Os trabalhadores de Escondida, a maior mina de cobre do mundo, localizada no norte do Chile, anunciaram que levantarão a greve que realizavam há 15 dias após chegar a um acordo com a empresa, informou nesta sexta-feira (5/8) à AFP um líder dos operários.

Marcelo Tapia, porta-voz do Sindicato de Trabalhadores da mina Escondida, disse que os trabalhadores aceitaram um bônus extraordinário de 2,6 milhões de pesos (cerca de 5.800 dólares), o último ponto que faltava para um acordo. "Nesta madrugada ocorreu a votação em urnas, tanto na mina como na sede sindical, foi aprovada a última oferta da empresa de 2,6 milhões de pesos e a greve terá fim", disse Tapia.

Os trabalhadores exigiam um bônus extraordinário anual por conceito de produtividade próximo aos 11 mil dólares, mas, segundo Tapia, "prevaleceu a sensatez" entre os trabalhadores, que finalmente decidiram aceitar a oferta da mina Escondida, operada pela líder mundial em mineração BHP Biliton, e responsável por 7% da oferta mundial de cobre. "A mina retomará suas atividades depois de ser assinado, nesta sexta-feira, um protocolo que confirme o que foi conversado com a empresa, e neste momento a paralisação terá fim", acrescentou Tapia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação