Economia

Wall Street fecha sem direção em dia de altos e baixos

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 20:11
NOVA YORK - A Bolsa de Nova York fechou sem direção definida nesta sexta-feira, em um pregão com altos e baixos, em função das informações sobre a economia dos Estados Unidos e sobre a crise da dívida na Europa: o Dow Jones subiu 0,54%, mas o Nasdaq perdeu 0,94%.

Segundo dados definitivos, o Dow Jones Industrial Average recuperou 60,93 pontos, a 11.444,61 pontos, enquanto a Nasdaq, dominada pelo setor tecnológico, caiu 23,98 pontos, a 2.532,41 pontos.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 perdeu 0,06% (ou 0,69 ponto), a 1.199,39 pontos.

A reversão de tendências no mercado foi pronunciada: o Dow Jones recuperou-se em uma hora de uma queda de cerca de 2%, ganhando mais de 1%, mantendo-se timidamente no terreno positivo durante a tarde.

"O mercado busca estabelecer um piso", indicou Peter Cardillo, da Rockwell Global Capital. Os volumes de operações foram altos em um mercado nervoso, que na quinta-feira registrou sua maior queda desde fevereiro de 2009.

As cifras de emprego, levemente superiores ao esperado, impulsionaram o mercado na abertura. A criação de empregos melhorou em julho nos Estados Unidos, com 117.000 novos postos e a taxa de desemprego retrocedeu para 9,1%.

Mas o alívio durou pouco. Os índices caíram durante a manhã, em meio a rumores de que a Standard & Poor;s poderia baixar a nota de crédito dos Estados Unidos depois do fechamento de sexta-feira, explicou Marc Pado, da Cantor Fitzgerald.

O mercado recuperou-se bruscamente na metade do dia com base nas informações sobre uma possível intervenção do Banco Central Europeu nos mercados de dívida de Itália e Espanha, sem que estes países estivessem dispostos a tomar medidas adicionais, completou Pado.

O outro fator de peso na queda dos mercados na semana - além dos temores sobre a economia - foi o temor de que a crise da dívida se amplie na Europa a grandes economias como Itália e Espanha.

Até o final do pregão, os investidores foram reconfortados pelo esforço da Itália, onde o governo de Silvio Berlusconi anunciou a antecipação do equilíbrio orçamentário em 2013 no lugar de 2014.

"O mercado precisa encontrar seu caminho. Se a Europa mostrar sinais de um front unificado, poderá começar a se estabilizar na semana que vem", afirmou Peter Cardillo.

O mercado obrigatório, que também registrou as mudanças de humor dos investidores, finalmente caiu. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos subiu para 2,558% contra 2,458% na noite de quinta-feira, e os títulos de 30 anos para 3,823% contra 3,722%. O rendimento dos títulos evolui no sentido oposto a seus preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação