Economia

G7 realizará teleconferência sobre a crise da dívida

Agência France-Presse
postado em 07/08/2011 10:22
TÓQUIO - Os ministros das Finanças e os diretores dos bancos centrais dos países do G7 realizarão uma conferência telefônica antes da abertura dos mercados asiáticos na segunda-feira para tratar de dissipar os temores surgidos com a crise da dívida, informou neste domingo a agência de notícias japonesa Jiji Press.

Os responsáveis pelos países do G7 - Estados Unidos, Alemanha, Japão, França, Canadá, Itália e Grã-Bretanha - devem publicar uma declaração comum após a reunião. O objetivo é frear o pânico que atingiu os mercados de ações nos últimos dias, disse a agência.

Na sexta-feira, após a redução da nota da dívida norte-americana, o Japão, segundo credor dos Estados Unidos, anunciou que não iria mudar sua política de compra de obrigações norte-americanas.

Na teleconferência, o Japão irá reafirmar sua posição e explicar suas recentes intervenções no mercado cambial.

A nota de crédito dos Estados Unidos foi rebaixada pela primeira vez na história pela Standard & Poor;s de AAA para AA%2b. A agência alegou a crescente dívida, o pesado défict orçamentário e deficiências na política de planejamento.

A decisão gerou pânico nas bolsas mundiais que encerraram sua pior semana desde a crise de 2008.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação