Economia

BC Europeu está disposto a comprar dívida pública pelo tempo necessário

Agência France-Presse
postado em 11/08/2011 15:24
Luxemburgo - Um membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), o luxemburguês Yves Mersch, deu a entender nesta quinta-feira (11/8) que a instituição comprará dívida pública dos Estados em dificuldades da Zona do Euro até o estabelecimento do Fundo de Estabilidade Financeira.

"Quando o FESF (siglas em inglês de Fundo Europeu de Estabilidade Financeira) receber os recursos prometidos, então já não haverá motivo para que o BCE permaneça nos mercados", afirmou Mersch em uma entrevista que será publicada na sexta-feira no The Wall Street Journal e que teve uma cópia divulgada por seu gabinete.
[SAIBAMAIS]
Dessa forma, o governador do Banco Central de Luxemburgo deu a entender que o BCE poderá continuar comprando bônus de Estados, principalmente de Espanha e Itália.

Segundo Mersch, o FESF será implementado em um curto período de tempo e não passará do momento em que Mario Draghi suceder Jean-Claude Trichet no comando do BCE, ou seja, no dia 1; de novembro.

O FESF foi criado em 2010 para ajudar os países mais frágeis da Zona do Euro. Foi dotado com 750 bilhões de euros (1,065 trilhão de dólares), com uma capacidade efetiva de empréstimos de 440 bilhões de euros (625 bilhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação