Agência France-Presse
postado em 12/08/2011 11:36
As principais bolsas europeias subiam nesta sexta-feira (12/8), no momento da abertura em Nova York, em um mercado que seguia dominado pelos nervos após um dia de fortes guinadas na véspera, que fechou com uma importante alta.Às 12h45 GMT (09H45 de Brasília), o índice Dax 30 de Frankfurt subia 3,06%, o Footsie 100 de Londres 2,36% e o CAC 40 de Paris 3,10%, enquanto o Ibex de Madri aumentava 3,24%.
Os mercados voltavam a operar nesta sexta-feira com nervosismo, atentos às medidas adotadas pelos quatro países europeus para frear a especulação e aos dados que mostram o estancamento econômico da França, o agravamento da recessão na Grécia e a desaceleração do Japão.
Os mercados financeiros seguiam no sobe e desce, ao ritmo dos valores bancários, e em particular dos franceses, sobre os quais circulam há vários dias todo tipo de rumores alarmistas.
A União Europeia (UE) está perto de concluir um acordo para criar um marco regulador das vendas em curto prazo nos mercados, uma prática especulativa que acaba de ser temporariamente restringida por quatro países da zona do euro, afirmou nesta sexta-feira uma porta-voz do executivo comunitário.