Economia

Wall Street fecha em alta graças a vendas varejistas nos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 12/08/2011 18:29
NOVA YORK - A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta sexta-feira (12/8), prolongando a forte recuperação da véspera, graças ao bom desempenho do setor varejista nos Estados Unidos: o Dow Jones subiu 1,13% e o Nasdaq, 0,61%. Segundo dados definitivos, o Dow Jones Industrial Average subiu 125,71 pontos, a 11.269,02 pontos, e o Nasdaq, dominado pelo setor tecnológico, subiu 15,30 pontos, a 2.507,98 pontos.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu 0,53% (6,17 pontos), a 1.178,81 pontos.

O índice dos 30 principais papéis de Wall Street, que tinha subido 3,95% na quinta-feira, continuou seu avanço ao encerrar a semana. "É um milagre", suspirou Peter Cardillo, da Rockwell Global Capital. "Para mim, isso mostra que o mercado tenta deixar de lado os temas da dívida pública na Europa para se concentrar na economia. Portanto, a volatilidade mantém-se e os problemas não acabaram, mas cada vez mais parece que já chegamos ao piso", completou.

A tendência positiva foi impulsionada pelo anúncio de uma alta de 0,5% das vendas varejistas em julho nos Estados Unidos. Mas apesar dessa melhora ter sido antecipada, confortou os investidores traumatizados por uma semana de montanha-russa: o Dow Jones tinha fechado na quinta-feira com um movimento de mais de 400 pontos, pelo quarto pregão consecutivo, algo não visto antes. Por outro lado, o índice que mede a confiança dos lares americanos caiu em agosto a seu nível mais baixo desde 1980, anúncio que fez desacelerar brevemente os índices de ações.

Outro fator que sustentou Wall Street: os mercados europeus fecharam em forte alta após o anúncio de restrições às vendas a descoberto - que permitem especular com a queda de uma ação - em França, Itália, Espanha e Bélgica. Apesar de sua retomada na quinta e sexta-feira, o Dow Jones fechou em queda de 1,53% na semana, depois de uma baixa de 5,75% na semana anterior.

O mercado obrigatório, que tinha caído na quinta-feira, fechou em forte alta. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos caiu para 2,237% contra 2,336% na quinta-feira, e os títulos de 30 anos para 3,703% contra 3,787%. O rendimento dos títulos evolui no sentido oposto a seus preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação