Economia

Unasul cria conselho para implementar plano de ações contra crise

postado em 13/08/2011 16:43
Brasília - Ministros de Economia e Finanças da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) decidiram, em Buenos Aires, adotar medidas para tentar proteger o continente da crise econômica que atinge principalmente os Estados Unidos e os países da Europa.

Os integrantes da Unasul instituíram um conselho, presidido pelo ministro da Economia e Finanças Públicas da Argentina, Amado Boudou, com o objetivo de implementar um plano de ação no continente para, entre outras medidas, usar apenas moedas da região nas transações comerciais e proteger as reservas monetárias dos países que compõem o bloco.

O conselho também procurará implementar mecanismos para o financiamento do comércio, com especial atenção para as assimetrias entre os países-membros da Unasul.

Os países que aderiram ao acordo que cria um o Banco do Sul também devem acelerar a implementação da instituição e o fortalecimento da Corporação Andina de Fomento (CAF), cujo principal objetivo é promover a inclusão social, o desenvolvimento, e a integração do continente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação