Economia

Barbassa diz que política de preços reprimiu lucro líquido da Petrobras

postado em 15/08/2011 22:01
Rio de Janeiro - O diretor Financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, disse nesta segunda-feira (15) que a política de preços adotada pela estatal de não repassar para os preços dos derivados as oscilações do preço do barril do petróleo no mercado externo, comprimiu o resultado da estatal no segundo trimestre do ano e fez com que os R$ 10,9 bilhões de lucro líquido ficassem praticamente estáveis em relação ao resultado do primeiro trimestre.

;Isto se deu basicamente agora neste segundo trimestre do ano, onde a curva dos preços internacionais subiu acentuadamente e teve uma variação grande. Agora, no entanto, ela está tendendo a se reajustar;.

Para Barbassa, é evidente que a política de preços teve um efeito sobre este resultado, assim como também tiveram efeitos os custos derivados bem maiores da indústria do petróleo. "Temos que treinar e contratar mais pessoal, construir equipamentos e tudo isto implica em custos adicionais ainda não absorvidos pela produção. Na medida em que, a partir de agora, vamos chegar ao pico de produção de algumas plataformas, nós esperamos que uma redução desse custo médio de produção e também de refino;.

O diretor Financeiro da estatal, porém, defendeu a política adotada pela Petrobras para os preços. ;Historicamente de 2002 para cá, teve momentos em que o preço externo esteve mais baixo, teve momentos em que ficou mais alto. Mas, na média, se você ponderar este período todo você verá que nós estamos vendendo a preços internacionais aqui no mercado interno;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação