Economia

Economia da Alemanha tem brusca desaceleração no 2º trimestre

Agência France-Presse
postado em 16/08/2011 08:34
Berlim - A economia da Alemanha registrou um crescimento ínfimo de 0,1% no segundo trimestre de 2011, que contrasta fortemente com o aumento de 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, anunciou o instituto alemão de estatísticas (Destatis). O resultado ficou muito abaixo da expectativa média dos economistas, que projetavam um crescimento de 0,4%. Além disso, o Destatis revisou para baixo o resultado do crescimento de janeiro-março, que caiu de 1,5% para 1,3%.

Em um comunicado, o instituto destaca, em um fato pouco comum para um país exportador como a Alemanha, que no segundo trimestre o comércio exterior não representou crescimento, já que as importações superaram as exportações. "O consumo privado e os investimentos na construção frearam a economia alemã no segundo trimestre", afirma a nota oficial do Destatis.

A brusca desaceleração da maior economia europeia não impediu, no entanto, o país de registrar uma situação melhor que no mesmo período do ano passado. Em comparação com o segundo trimestre de 2010, o PIB de abril-junho de 2011 registra um aumento de 2,8%. A chanceler alemã Angela Merkel espera para o ano de 2011 um crescimento similar ao de 2010, que foi de 3,6%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação