Economia

Justiça da França abre formalmente investigação contra diretora do FMI

Agência France-Presse
postado em 16/08/2011 11:46
Paris - A justiça francesa abriu formalmente uma investigação contra a diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, por suposta "cumplicidade em malversação" e "cumplicidade em falsificação", informaram fontes judiciais.

Lagarde será investigada pelo papel que desempenhou quando era ministra das Finanças no veredicto que encerrou em 2008 o litígio entre Bernard Tapie e o antigo banco público Crédit Lyonnais, com o qual o empresário recebeu mais de 200 milhões de euros de indenização, segundo parlamentares.

A comissão de instrução da Corte de Justiça da República (CJR), única instância habilitada na França para julgar a ministros e ex-ministros por supostas irregularidades cometidas durante o exercício das funções, será a responsável por investigar o caso.

A CRJ, composta por três magistrados da Corte de Cassação, decidiu abrir uma investigação formal em 4 agosto. As acusações são passíveis de condenações de 10 anos de prisão e uma multa de 150.000 euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação