Economia

Wall Street fecha em queda com temores sobre dívida europeia

postado em 16/08/2011 19:55
NOVA YORK - A Bolsa de Nova York fechou a terça-feira (16/8) em queda após três pregões em alta, afetada por novos temores sobre Europa e por uma infrutífera reunião entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês Nicolas Sarkozy. O Dow Jones terminou o dia em queda de 0,67% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, caiu 1,24%. De acordo com cifras definitivas, o Dow Jones Industrial Average cedeu 76,97 pontos, a 11.405,93 pontos e o Nasdaq recuou 31,75 pontos, a 2.523,45.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 recuou 0,97% (11,73 pontos), a 1.192,76. "Estamos em um período no qual os mercados têm a tendência de reagir exageradamente aos anúncios negativos e de maneira cautelosa às noticias positivas", disse Clement Decombe, da Meeschaert Capital Markets.

Em baixa desde a abertura, os índices de Wall Street acentuaram suas perdas ao fim da reunião entre Merkel e Sarkozy. "Não surgiu nenhuma ideia alentadora do encontro", resumiu Marc Pado, da Cantor Fitzgerald.

Os investidores foram decepcionados pela decisão dos líderes europeus de descartar a ideia de criar um eurobônus (que dividiria as dívidas entre todos os países do bloco) e de um aumento dos fundos de resgate para os países em dificuldades. Também a proposta de um imposto para transações financeiras pesou sobre o setor, principalmente nas plataformas de operações financeiras como NYSE Euronext.

A tendência de queda foi estimulada desde o início da sessão por dados piores que o esperado sobre o crescimento da Alemanha, primeira economia da Zona Euro, que apresentou crescimento de apenas 0,1% no segundo trimestre. Nos Estados Unidos, "as notícias são relativamente boas. O problema é que a atenção maior recai sobre a Europa", disse Marc Pado.

A agência de classificação Fitch Ratings confirmou nesta terça-feira sua nota máxima "AAA" atribuída à dívida dos Estados Unidos, marcando uma oposição em relação a sua concorrente Standard & Poor;s, que havia baixado a nota da maior potência do mundo em um grau há dez dias, provocando um terremoto nos mercados.

No mercado obrigatório, cujos rendimentos evoluem em sentido contrário aos seus preços, o rendimento do bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos caiu a 2,214%, contra 2,285% na noite de segunda-feira. Já os títulos com vencimento para 30 anos recuaram a 3,649%, contra 3,747% na véspera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação