postado em 17/08/2011 13:35
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, convidaram nesta quarta-feira (17/8) o presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, para comandar o futuro órgão econômico da zona euro.O convite foi feito por meio de carta enviada a Rompuy. Na correspondência, Sarkozy e Merkel dizem que a expectativa é reforçar a coordenação no planejamento financeiro da região em decorrência da crise financeira internacional. ;O euro é a base do nosso sucesso econômico e o símbolo da unificação política no nosso continente;, diz o texto assinado por Sarkozy e Merkel. O documento foi enviado depois de ambos terem se reunido nesta terça-feira (16/8), em Paris.
Em seguida, os líderes acrescentam que: ;França e Alemanha propõem o reforço, mais uma vez, da governança da zona euro no quadro dos tratados em vigor;. Sarkozy e Merkel propõem a criação de um órgão constituído pelos líderes dos 17 países da zona euro e com um presidente eleito por dois anos e meio.
;Expressamos a nossa esperança de que possa assumir esta função;, disseram Merkel e Sarkozy, na carta a Van Rompuy, ex-primeiro-ministro da Bélgica. Os ministros das Finanças da zona euro mantêm contatos regulares, no âmbito do eurogrupo, dirigido pelo primeiro-ministro e ministro das Finanças de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker.
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considerou a reunião de Merkel e Sarkozy uma ;importante contribuição política dos líderes das duas maiores economias; da moeda única. Para alguns analistas financeiros, o encontro dos líderes da França e Alemanha desapontou.
No encontro, Sarkozy e Merkel anunciaram mais disciplina fiscal e a criação de uma taxa sobre as transações financeiras, rejeitando a emissão de Eurobonds (a emissão de títulos de dívida pública, comuns aos 17 países da zona euro).