Chega ao Brasil o sedã Fusion 2012. O carro de luxo da Ford passa a incluir o modelo V6 com tração dianteira, que se junta ao time formado também pelo 2.5, V6 3.0 com tração integral e Hybrid, (motor elétrico e a gasolina). O veículo não apresenta alteração no seu preço sugerido em relação à linha 2011, e varia de R$ 83,6 mil, na versão 2.5 SEL, a R$ 133,9 mil, equipado com motor híbrido.
De acordo com a montadora, o novo Fusion mantém os atributos básicos de requinte, conforto e alto padrão de tecnologia embarcada. Todos os modelos da linha trazem transmissão automática de seis velocidades, seis airbags e ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro. Além disso, as versões do carro contam com rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos de couro com ajuste elétrico e som Premium Sony (sistema Dolby 5.1 Surround, com 390 W e 12 alto-falantes).
Direção elétrica, sistema de freios ABS, controle eletrônico de estabilidade e tração, computador de bordo e piloto automático com controles no volante também acompanham o veículo, que é equipado com motores Duratec. A versão V6 3.0, com 243cv e torque de 30,8kgfm, leva o veículo de 0 a 100km/h em apenas 8,5 segundos. Já o Duratec 2.5 16 V de quatro cilindros desenvolve potência de 173cv e torque de 22,9kgfm, com acelerador eletrônico e força em ampla curva de torque.
Mas a grande inovação da Ford é o Fusion Hybrid, que utiliza a tecnologia híbrido total, combinando o motor elétrico e a gasolina. Na partida, até a velocidade de 75km/h, ele pode funcionar somente com o motor elétrico. O motor a gasolina entra em ação automaticamente para recarregar a bateria ou para tracionar as rodas em velocidades maiores.
O Fusion Hybrid vem também com seis airbags, tomada de 110 volts, chave configurável MyKey, câmera de ré, sensor de chuva, sistema de monitoramento de pontos cegos (BLIS), banco com ajuste elétrico em 10 posições e painel configurável.
A linha ainda oferece seis opções de cores para o motorista: metálica prata Dublin, sólida preto Ebony e perolizadas branco Sibéria, cinza Berlim, azul Dijon e azul Montecarlo (essa última não disponível para o Fusion Hybrid).
Mercado
No primeiro semestre, o Fusion somou 4.800 unidades vendidas no país, o que representa 30% de participação no segmento dos sedãs.