Alguns preferem optar pela discrição ao contrário da ousadia. Talvez esse tenha sido esse o objetivo da General Motors na nova versão do Chevrolet Prisma. Sem muitas surpresas, o lançamento 2012 marca a linha de ;apertadinhos; na frente, como o primo Celta, mas com um bom espaço interno atrás, assim como alguns concorrentes compactos ; principalmente no compartimento do porta-malas. O acanhado sedã que terminou o mês de julho com 11,7% de participação no segmento, pode ser usado tanto para viagens em família quanto no dia a dia do trânsito urbano.
Na discreta repaginada de visual, o veículo ganha uma grade cromada com a logomarca da fabricante ao centro, que lembra bastante o Celta, e maçanetas e retrovisores que passaram a ser na cor da carroceria. A ideia é oferecer toques de elegância ao design sem interferir na identidade do modelo ; que aproveita para receber reforço nesse aspecto. Exemplo é a continuidade do tom acinzentado no interior.
Contudo, o que chama a atenção são os grafismos e a iluminação vermelha e azul do painel, chamada pela marca de Ice Blue. O hodômetro agora tem luzes de led, mais modernas. Passa uma ideia futurística afirmada com o detalhe no volante: acabamento prateado e centro em alto relevo e com a gravata da marca em destaque. Para combinar, a costura azul inédita dos bancos completam o ambiente, que transmite sensação de conforto e segurança pelos tons neutros. E por falar em bancos, eles não têm boa regulagem de altura.
A visibilidade do para-brisas é ampla, mas o que tem demais em cima, falta embaixo para condutores com pernas curtas ; esses podem ter dificuldade para alcançar por completo o pedal da embreagem. Em um engarrafamento, por exemplo, a direção pode ficar cansativa. Quanto aos retrovisores, proporcionam uma boa visão das laterais e da parte traseira.
A bordo
O acréscimo do espelho na sombreira do lado do passageiro é bem-vindo, principalmente para as mulheres. E se na correria o calor apertar, novos controles de saída de ar refrescam mais o ambiente, com diferentes níveis de condicionamento. Para ajudar a combater os dias quentes, porta-trecos maiores nas portas acomodam bem a garrafa de água.
Mas o compartimento que mais chama a atenção no sedã não poderia deixar de ser o porta-malas, com capacidade para 439 litros ; mesmo assim, menor que os 510 litros do concorrente Logan (Renault), e dos 500 litros do Siena (Fiat).
O carro agrada no quesito ruídos depois da inclusão dos novos isoladores acústicos do motor. E também, a faixa de torque máxima de 2.800rpm, mais baixa, que ajuda na redução dos barulhos. O arranque e o desempenho são satisfatórios e dentro dos padrões da categoria. Outro ponto de destaque é com relação à troca de marchas bem precisa.
Desde o lançamento da linha em 2006, o Chevrolet Prisma manteve o motor de queima econômica. Em 2009, a marca ofereceu uma versão de motor 1.0 e, neste ano, foi a vez de o compacto ganhar pequenas mudanças visuais, mas sem alterações na potência.
O Prisma também sobressai no baixo custo de manutenção (entre os menores do mercado). Segundo a lista da cesta básica de peças da Cesvi Brasil, o sedã está em 3; lugar na categoria compactos.
Ranking de serviços
O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) é o órgão responsável pelas pesquisas no Brasil quando ao Índice de Reparabilidade. É com base no ranking (de peças e serviços mais em conta) que as seguradoras também se baseiam para estipularem suas apólices, entre outros quesitos.
Participação
O Prisma está na 22; posição geral entre os carros mais vendidos no Brasil, segundo a lista da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Na categoria, ocupa o 4; lugar, com participação de 10%, depois do Corsa, do Voyage e do Siena.
Ficha técnica
Motor
1.389 de cilindrada, potência de 95/97cv a 6 mil rpm e torque de
13,2/13,7kgfm a 2.800rpm
Suspensão
Dianteira, independente McPherson, molas helicoidais com carga
lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora ligada a haste tensora. Traseira, semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril progressivas, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Freios
Discos dianteiros ventilados, tambor traseiro
Dimensões
4,13m de comprimento, 1,64m de largura, 1,46m de altura e 2,44m de entre-eixos
Peso
935kg (ar-condicionado)
Porta-malas
439 litros
Velocidade máxima
178/182km/h
Aceleração 0 a 100km/h
10,9/11,4 segundos
Consumo NBR
Cidade de 13/9km/l, estrada de 12,4/18,3km/l