Economia

Wall Street encerra pregão de sexta em nova queda após fortes oscilações

Agência France-Presse
postado em 19/08/2011 20:09
NOVA YORK - A Bolsa de Nova York terminou a sexta-feira (19/8) em baixa, após uma sessão de fortes oscilações, na qual os temores de recessão voltaram a afetar os negócios: o Dow Jones perdeu 1,57% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, recuou 1,62%. Segundo cifras definitivas, o Dow Jones Industrial Average cedeu 172,93 pontos, fechando a 10.817,65, e o Nasdaq caiu 38,59 pontos no fechamento, a 2.341,84. Esse foi o menor patamar de fechamento do Nasdaq em um ano.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 retrocedeu 1,5% (17,12 pontos) a 1.123,53. "O medo se mantém", disse Peter Cardillo, da Rockwell Global Capital. "Com a ausência de indicadores econômicos nesta sexta-feira, os operadores continuaram vendendo suas posições", disse. Pela manhã, no entanto, o mercado havia ensaiado uma recuperação em relação à queda de quinta-feira, que foi na verdade sustentada por fatores técnicos como o vencimento de prazos de opções sobre ações.

A volatilidade do mercado se manteve elevada devido aos novos temores sobre a economia, exacerbados pela crise financeira na Zona Euro e a preocupação crescente sobre o retorno da recessão a Estados Unidos. Boa parte do pessimismo de mercado veio do informe de quinta-feira do Morgan Stanley sobre a economia mundial, no qual o banco revisou para baixo as previsões para o crescimento dos Estados Unidos.

Os analistas do JPMorgan estimam que "os riscos de recessão são claramente altos". "Os estrategistas têm rebaixado suas previsões de crescimento, mas os analistas só começaram agora a baixar suas previsões sobre os resultados de empresas", disse Gregori Volokhin, da Meeschaert Capital Markets, um processo que poderia manter o mercado em baixa. "Não há compradores. Todos se deslocaram para os valores refúgio", como os bônus do Tesouro e o ouro, que subiu a seu teto histórico, disse Peter Cardillo.

No mercado obrigatório, cujos rendimentos evoluem em sentido contrário aos preços, o rendimento do bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos caiu a 2,071%, contra 2,083% na noite de quinta-feira. Já os títulos com vencimento para 30 anos ficaram em 3,390%, contra 3,442% na véspera.

As ações da fabricante de computadorws Hewlett-Packard fecharam em queda de 20,03%, a 23,60 dólares, nos negócios do Dow Jones. Os investidores receberam com temor a brusca mudança de orientação do grupo e se decepcionaram com as previsões de resultados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação