Economia

Obama disse que economia dos Estados Unidos sofreu ataque cardíaco

Agência France-Presse
postado em 30/08/2011 20:12
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que a economia americana sobreviveu a um "ataque cardíaco" e não está se recuperando com a velocidade necessária. "O que atravessamos foi a pior crise financeira desde a Grande Depressão", afirmou Obama no programa "Tom Joyner Morning Show"

"Esta é uma situação na qual a economia teve fundamentalmente um ataque cardíaco, mas o paciente sobreviveu e está se recuperando, mas muito lentamente". "Tipicamente, após as recessões financeiras, as crises financeiras como esta, é preciso um longo tempo para a recuperação do paciente".

Obama está preparando um importante discurso sobre emprego e redução do déficit, que pronunciará na próxima semana, e espera que isto reative a economia e aumente suas possibilidades políticas visando às eleições presidenciais de 2012.

Os republicanos, que têm maioria na Câmara de Representantes, defendem drásticos cortes nos gastos federais e menos interferência do Estado nas pequenas empresas, e já anunciaram que rejeitam o novo programa de Obama. "Se o Congresso não agir, vou lá fora dizer ao povo e as próximas eleições poderão ser um referendo sobre que visão de Estados Unidos é a melhor", advertiu Obama à oposição republicana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação