Economia

PIB desacelera mas registra avanço de 0,8% no 2º trimestre

postado em 02/09/2011 09:38
Rio de Janeiro - Caiu o ritmo de crescimento da economia brasileira no segundo trimestre de 2011. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, ontem, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas do país) e como o esperado pelo mercado financeiro e pelo governo, o Brasil desacelerou. Enquanto nos primeiros três meses do ano havia crescido 1,2%, no segundo trimestre se expandiu 0,8%. Com esse incremento, a riqueza gerada no país, este ano, soma R$ 1,02 trilhão.

No acumulado do ano, o PIB acumula crescimento de 3,6%. Na comparação entre o segundo trimestre deste ano e igual período de 2010, o avanço foi de 3,1%. Entre os setores da economia, o mais pujante no segundo trimestre de 2011 foi o de serviços, que frente ao quarto trimestre de 2010 cresceu 0,8%. A indústria avançou 0,2% e a agropecuária encolheu 0,1%.

Enquanto o PIB desacelerou, o consumo das famílias seguiu trajetória contrária e avançou 1,0%. No primeiro trimestre do ano o resultado havia sido de 0,6%.O consumo do governo seguiu o mesmo ritmo de aceleração e cresceu 1,2% no trimestre, no período anterior havia registrado avanço de 0,8%. Investimento não ficou para trás e marcou 1,7% de alta, o desempenho anterior tinha ficado em 1,2%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação