Economia

Trichet destaca urgência para aplicar último plano de resgate da Grécia

Agência France-Presse
postado em 05/09/2011 07:59
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou nesta segunda-feira (5/9) que existe uma "necessidade urgente" de aplicar o último plano de resgate para a Grécia.

"Há uma urgente e imperiosa necessidade de que se aplique o conjunto das decisões adotadas na reunião de cúpula da Eurozona de 21 de julho relativas à Grécia", declarou em Paris.

Trichet também defende uma reforma de algumas leis dos países para "permitir vigiar mais de perto a marcha dos orçamentos nacionais, o que é absolutamente inevitável".

Os dirigentes europeus aprovaram em 21 de julho em Bruxelas um segundo pacote de resgate para a Grécia de quase 160 bilhões de euros com uma importante contribuição do setor privado. O plano deve receber a aprovação dos governos e Parlamentos dos 17 países da zona euro.

O novo plano, com vigência de 2011 até 2014, busca tornar viável a dívida grega, ampliando os períodos de vencimento, reduzindo os juros e contemplando novos mecanismos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação