Economia

Presidente do Bird pede a China uma economia equilibrada

Agência France-Presse
postado em 05/09/2011 10:29
Pequim - A China deve reequilibrar sua economia e dar mais atenção à demanda interna, especialmente com a desaceleração do crescimento nos países ricos, advertiu o presidente do Banco Mundial (Bird), Robert Zoellick.

"Me custa imaginar que a China possa seguir mantendo um crescimento dependente das exportações e dos investimentos nos próximos 10 anos", declarou Zoellick em uma entrevista coletiva após uma visita de cinco dias ao gigante asiático.

"E este desafio seria ainda maior se as grandes economias não conseguissem crescer. Então a China deve reequilibrar sua economia, apoiar-se mais na demanda interna e aumentar o consumo", disse.

A curto prazo, a economia continua sendo o desafio mais importante da segunda maior economia do mundo, destacou Zoellick, que também recordou o potencial desestabilizador social do aumento dos preços.

Mas ele disse que as medidas adotadas para controlar a inflação parecem estar surtindo efeito. O governo chinês tenta controlar a inflação, que em julho atingiu o maior nível em três anos, a 6,5%. Os chineses também tem permitido uma valorização do yuan, a moeda chinesa, nos últimos meses para limitar a inflação importada.

O Bird reclassificou em julho a China como uma economia média alta e a incluiu no grupo de países que precisa deixar para trás os modelos de crescimento que serviam quando eram pobres.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação