Economia

Mundo é mais seguro dez anos após os atentados de 11de setembro

Agência France-Presse
postado em 05/09/2011 13:45
Bruxelas - O mundo é um lugar "mais seguro" dez anos depois dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, devido ao enfraquecimento das redes terroristas, consideraram nesta segunda-feira a Otan e a União Europeia.

"O que aconteceu há dez anos mudou nossas vidas, mas acredito que agora vivemos em um mundo mais seguro do que há dez anos", declarou o secretário-geral da Aliança Atlântica, Anders Fogh Rasmussen, durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas.

Desde que ocorreram os "atentados de 11 de setembro de 2001, as redes terroristas internacionais se enfraqueceram significativamente e isso é uma boa notícia", acrescentou.

Paralelamente, o coordenador da luta antiterrorista para a União Europeia, Gilles de Kerckhove, opinou nesta segunda-feira que a ameaça terrorista diminuiu devido ao "fracasso" da Al-Qaeda. "Hoje em dia, seria impossível realizar um ataque da magnitude e da sofisticação do 11 de setembro", afirmou.

"Isto significa que não estamos ameaçados? Provavelmente, não (...) A ameaça evoluiu e agora é mais complexa, mais diversificada", explicou Kerckhove.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação