Economia

Bovespa registra forte baixa de 2,71%, seguindo as bolsas europeias

Marina Rigueira, Agência France-Presse
postado em 05/09/2011 17:12
Em forte baixa desde a abertura, o Ibovespa caiu 2,71% nesta segunda-feira (5/9) e atingiu 54.998 pontos, com volume financeiro de R$ 3,31 bilhões. Em termos de volume, verificou-se liquidez reduzida neste início de semana na bolsa brasileira, em função do feriado do dia do trabalho nos EUA.

Com isso, investidores tiveram como principal referência o pessimismo que derruba as bolsas europeias, as quais apresentaram perdas superiores a 4% em meio a novos temores envolvendo o destino econômico da região. Por aqui, ainda reverberou a divulgação do primeiro relatório Focus do Banco Central após a surpresa com o corte da taxa Selic na última quarta-feira. O boletim prevê o aumento da inflação e a queda do PIB brasileiro.

As bolsas europeias encerraram suas sessões desta segunda-feira em queda livre, arrastadas pelo afundamento dos valores bancários, em um contexto de temores de recessão nos Estados Unidos e de crise da dívida na Europa. Em Frankfurt, o Dax desabou 5,28%, em seu nível mais baixo em dois anos, enquanto Paris caiu 4,73%, abaixo dos 3.000 pontos, a 2.999,54 pontos; e Londres, 3,58%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação