Economia

Conjuntura econômica mundial está se deteriorando

Agência France-Presse
postado em 08/09/2011 16:27
WASHINGTON - O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou nesta quinta-feira (8/9) que a conjuntura econômica mundial está se deteriorando e que os obstáculos para o crescimento multiplicam-se. "A economia mundial está desacelerando rapidamente e os obstáculos (para o crescimento) aumentam", afirmou o porta-voz do FMI, Gerry Rice.

O porta-voz fez essas declarações após ser perguntado se o FMI percebe uma "deterioração" da conjuntura mundial, um dos argumentos que levaram o Banco Central brasileiro a baixar a taxa de juros do país na última reunião. "Segundo entendemos, o Banco Central brasileiro considerou os riscos enfrentados pelas perspectivas brasileiras no momento de tomar essa decisão", disse Rice, sem detalhar se essa estratégia conta com a aprovação do FMI. "A situação econômica, no nível mundial, deteriorou-se e os riscos aumentam, e isso é o que dissemos" até agora, completou.

O FMI deve publicar em 20 de setembro suas previsões econômicas mundiais semestrais. Segundo uma versão preliminar publicada na quarta-feira pela agência de imprensa italiana Ansa, o FMI reduzirá para 4%, contra 4,3% em junho, sua previsão para o crescimento econômico mundial em 2011, e revisará para baixo o dos EUA e da Zona Euro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação