Agência France-Presse
postado em 10/09/2011 01:44
O Mercosul e o México firmaram nesta sexta-feira (9/9) um acordo que permitirá o livre comércio no setor automotivo entre ambas as partes, informou a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi).O documento, assinado na sede da Aladi em Montevidéu, tem como objetivo aprofundar o Acordo de Complementação Econômica entre Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai - que formam o Mercosul - e México.
Para o embaixador mexicano no Uruguai, Cassio Luiselli, o tratado lhes permitirá "passar a ser jogadores de primeiro nível em um setor de alta tecnologia e competitividade".
O representante permanente do Brasil ante a Aladi e o Mercosul, Regis Arslanian, destacou "a importância do setor automotivo no comércio regional" e o crescimento do intercâmbio comercial entre seu país e México nos últimos anos.
O secretário-geral da Aladi, o argentino Carlos Alvaréz, disse que "a liberação do comércio automotor é um passo central no processo integrador" dos países que formam o organismo.
A Aladi está integrada por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.